Uma mensagem do CEO e cofundador da Hotmart, João Pedro Resende

Hotmart Club

Hoje é um dia difícil para a Hotmart, pois estamos nos despedindo de 227 colegas que deixaram a empresa, cerca de 12% de nossa equipe. São profissionais que nos ajudaram muito em nossa jornada, e aos quais somos muito gratos. Desde já, adianto que estamos fazendo o possível para amenizar o impacto para eles, mantendo uma comunicação respeitosa, fornecendo uma compensação adicional, além dos direitos legais, no melhor intuito de auxiliar nossos colegas neste momento de transição.

Em todos estes onze anos de vida, a Hotmart tem crescido de uma maneira impressionante. Ajudamos a criar um novo setor da economia, o de produtos digitais, que já movimenta bilhões de Reais anualmente. Começamos no Brasil, fomos à Europa, aos demais países da América Latina, e aos EUA. Compramos outras empresas, com a ajuda de nossos investidores, e desenvolvemos um ecossistema de serviços que permite aos criadores de conteúdo criarem e escalarem seus negócios. Hoje somos uma das maiores empresas de tecnologia desse setor, no mundo. Geramos oportunidades a milhares de profissionais, que conseguiram desenvolver suas carreiras e trabalhar em projetos globais. Temos feito tudo isso de maneira responsável, sempre focados em construir uma empresa saudável e rentável.

Desde o início da pandemia todo o mercado de tecnologia apresentou, além da enorme expansão, uma enorme volatilidade. Os números acabaram oscilando fortemente e em muito pouco tempo. Passado este período de quase dois anos, começamos a ter mais clareza dos parâmetros sobre os quais planejaremos os próximos ciclos da empresa, incluindo o ano de 2023 e adiante. A realidade é que  o crescimento que esperávamos no pós-pandemia, e a expansão interna da operação, não aconteceram no mesmo ritmo. Em outras palavras, a eficiência operacional caiu. Eu assumo total responsabilidade por isso.

Ainda assim, temos uma situação privilegiada de poder rever nossa estrutura, que seguirá com mais de 1.700 colaboradores, a partir de uma operação que continua saudável, rentável e em crescimento. Com isso, estou certo que estaremos prontos para alocar recursos de forma mais eficiente para servir melhor nossos clientes e manter sempre um ambiente de trabalho e carreira atraente para os que estiverem aqui.

Infelizmente, esta reestruturação impacta muitos projetos e equipes. Algumas terão suas atividades descontinuadas, outras terão um escopo menor e mais focado nos objetivos que entregam valor de forma mais alinhada com a nova estratégia.

Essa sem dúvida foi uma decisão muito difícil, porém importante para a companhia. Nós acreditamos que esta reestruturação colocará a Hotmart em um caminho de maior maturidade operacional e em uma posição estratégica ainda mais favorável para o futuro. Além disso, o maior foco da execução nos ajudará a entregarmos mais rápido as melhores soluções para nossos clientes crescerem seus negócios e alcançarem seus objetivos.

Seguimos com total energia e foco para avançarmos nossas bandeiras de empreendedorismo, educação e tecnologia, ajudando criadores de conteúdo a atingirem todo o seu potencial.

João Pedro Resende