São 14 mil produtores de conteúdo participantes, que colaboram com uma porcentagem da venda de seus cursos,
enviada para 11 instituições cadastradas
Passou-se o tempo em que os criadores de conteúdo somente movimentavam a interação na internet. Além de influenciar, eles podem se tornar empreendedores e ampliar o impacto do seu trabalho através de iniciativas sociais. Em linha disso, a Hotmart, empresa global de tecnologia e líder da Creator Economy, criou há 4 anos o programa Hotmart One. Uma iniciativa que reconhece o potencial da geração de impacto dos criadores de conteúdo e coloca a empresa como uma ponte entre creators, instituições e causas sociais.
De acordo com o relatório da Creator Earnings (Influencer Marketing Hub), o mercado da Economia Criativa (a Creator Economy) está estimado em aproximadamente US$ 104,2 bilhões, além de ter trajetória de crescimento substancial semelhante à Gig Economy. Cifras que chamam atenção e que podem gerar, também, impacto social. “Vemos o potencial que os criadores possuem, tanto em relação ao empreendedorismo digital quanto na possibilidade de gerar impacto positivo na vida das pessoas. Foi pensando em como unir esses dois pontos (creators e causas sociais) que o Hotmart One foi criado. A Hotmart, além de também contribuir com as instituições, atua no programa mobilizando o ecossistema da Creator Economy para a geração de impacto social”, conta Alexandre Abramo, diretor global de Desenvolvimento de Negócios da Hotmart e embaixador do programa.
Com o programa Hotmart One, os criadores de conteúdo podem doar de 1 a 10% do valor arrecadado em seus cursos e outros produtos digitais comercializados na plataforma, para 11 instituições cadastradas voltadas para diferentes causas: segurança alimentar, moradia emergencial, amparo animal, educação, empreendedorismo e outros.
Atualmente, já são mais de R$4 milhões arrecadados e 14 mil produtores participantes. Com o Hotmart One, o modelo de negócio da Hotmart se torna uma ponte para apoiar instituições que geram impacto social. “Uma empresa pequena como a nossa, para operacionalizar um projeto social é difícil, então com esse projeto, sabemos que é confiável”, conta José Jacobs, um dos responsáveis pela Maxximus Escola de Moda Online, que viu de perto como as doações são materializadas na instituição AMPARA Animal, de proteção animal.
A perspectiva da Hotmart é poder apoiar instituições que possuam um trabalho consistente e que contribuam para a redução das desigualdades sociais, por meio do engajamento dos creators. “Quando duas instituições se juntam com propósitos e valores parecidos, tudo que elas fazem em conjunto tem o poder de multiplicar e não temos noção da dimensão que isso pode chegar. O que parece pouco pra nós, quando vemos como está sendo usado, faz totalmente a diferença”, conta Erik Galdino, produtor do nicho de viagens na Hotmart e apoiador do Projeto Educacional Ninho.
O Hotmart One foi criado em 2018, durante o FIRE Festival, evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Hotmart. O programa, que começou com duas instituições (Amigos do Bem e o Projeto Educacional Ninho), conta hoje com 11 instituições cadastradas. Além dos já mencionados, completam ainda a lista a CUFA - Central Única das Favelas, Centro Cultural Lá da Favelinha, TETO, Instituto Ramacrisna, Centro de Treinamento Amigos do Esporte, Casa Ronald McDonald, Arquitetura na Periferia e O Bem Nunca Para. Na edição do FIRE Festival desde ano, em setembro, os presentes poderão visitar um estande do programa e contribuir com uma ação de doações
in loco. Também para o evento, está sendo preparado um painel especial com temática voltada para a Creator Economy e a geração de impacto social.
Confira mais detalhes da visita de Erik e da Maxximus no
Instagram da Hotmart.